sábado, 24 de novembro de 2018

SEMIFINAIS DO INTERMUNICIPAL AGITAM A BAHIA

Considerada a maior competição de futebol amador do Brasil, o Intermunicipal chega à fase semifinal reunindo seleções representantes de quatro regiões distintas da Bahia, o que confirma a efetiva participação do estado no esporte mais popular do país. Neste domingo (25), Itapetinga recebe Euclides da Cunha, às 15h10, enquanto Santo Amaro joga diante de sua torcida contra Itamaraju, a partir das 15h.

Seleção de Itapetinga espera estádio cheio neste domingo (25)

Euclides da Cunha representa o Nordeste da Bahia; Itapetinga é da região Centro-Sul; Itamaraju defende o Sul; e Santo Amaro simboliza o Recôncavo baiano. Destas cidades, a única seleção que ainda não levantou o troféu de campeão do Intermunicipal foi a euclidense – vice-campeã em 2002, 2003 e 2017.

Os santamarenses foram campeões em 1957, 1991, 1992 e 2015. Itamaraju tem dois títulos do Intermunicipal: 2002 e 2004, o mesmo número de conquistas de Itapetinga, que foi bicampeã em 1995 e 1996.

Os presidentes das quatro ligas semifinalistas – Judicael Santos Silva (Euclides da Cunha), Rogério Fialho (Itamaraju), Gean Leite (Itapetinga) e Luís Rogério (Santo Amaro) – estiveram na última quarta-feira (21), na sede da Federação Bahiana de Futebol, onde se reuniram com o presidente Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente Ricardo Lima e a diretora de competições da FBF, Taíse Galvão.

Todos os dirigentes se comprometeram a garantir uma recepção pacífica para seus adversários, bem como aos torcedores rivais que se deslocarem para apoiar suas seleções fora de casa. Na oportunidade também foram discutidas medidas de segurança que deverão ser adotadas pelas quatro seleções.




E o torcedor baiano que tem o prazer de acompanhar o 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol poderá assistir aos dois jogos, sem sair de casa. A TV FBF vai estar em Santo Amaro com a equipe Alto Nível.

A narração é de Luis Victa, com os comentários de Antônio Tillemont, reportagens de Ruy Mascarenhas, imagens de Lucimário Ribeiro e produção da dupla Haroldo Mattos e Felipe Alves. Para assistir ao jogo basta acessar ao link disponibilizado no site da FBF momentos antes de a bola rolar.

Parceira da FBF e emissora detentora dos direitos de transmissão do Intermunicipal em canal aberto, a TVE marcará presença no Estádio Primaverão, em Itapetinga. A partida será apresentada por Valter Lima, com comentários de Elton Serra. Os comentários de arbitragem ficarão a cargo de Kleber Moradillo, vice-presidente da Comissão Estadual de Árbitro de Futebol da Bahia (CEAF/BA) e instrutor da CBF.


quinta-feira, 22 de novembro de 2018

INTERMUNICIPAL... do LÚDICO, ao AMOR!


De modo inconteste, não obstante ser o Brasil considerado o “País do futebol”, não mais convém adjetivar esta modalidade esportiva como sendo uma paixão nacional, eis que trata-se de uma febre mundial, uma pandemia que contagia todas os setores, classes e segmentos sociais em escala universal: Do erudito ao popular, do religioso ao ateu, da mulher ao homem, do patrício ao plebeu, da criança ao velho, do afro-indígena ao europeu.
Explicaria Sócrates ou Freud a desmedida comoção global em torno deste esporte popular (Será pelo fato de o mundo ser uma bola?) que envolve de forma quase que indissociável tanto os fatores positivos da fé, esperança, perseverança e superação, quanto as forças negativas da violência, do rancor, da rivalidade e do sadismo? (Salvo raríssimas exceções, é característico do brasileiro vibrar com as derrotas da seleção argentina, e vice-versa).
Em meio a estes devaneios todos a me torturar, foi que resolvi escrever este artigo, quando displicentemente me ocorreu um insight: Se, assim como na fase da memória primitiva (a partir de seis semanas depois da concepção), fosse cientificamente comprovada a possibilidade de se falar, por exemplo, em memória pré-conceptiva (Que para a minha própria conveniência seria a fase imediatamente prévia à concepção ou fecundação), poder-se-ia encontrar uma explicação bem original para a paixão universal pelo futebol, fazendo-se uma analogia dos jogadores que correm atrás da bola com os gametas masculinos (espermatozóides) disputando entre si o gameta feminino (óvulo). Nesta esdrúxula, mas (confessem) inteligente lógica comparativa, o espermatozóide que consegue fecundar o óvulo, equivale alegoricamente ao jogador que consegue marcar um gol.
Maluquice à parte, no que diz respeito a sua origem, relatos históricos dão conta de que na China Antiga os soldados chineses praticavam um jogo que consistia na formação de equipes após as guerras para chutar as cabeças de integrantes das tropas inimigas. Esta prática evoluiu com o tempo, quando as cabeças humanas foram substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Por volta do século I a.C, os gregos e os romanos criaram um jogo praticado em terreno retangular, no qual utilizavam uma bola feita da bexiga de boi, contendo dentro areia ou terra.
No Brasil, o futebol foi introduzido pelo jovem paulistano de nome inglês, Charles Miller, que em 1894 retornava da Inglaterra, onde havia estudado, trazendo para cá as regras e as técnicas deste esporte que mais parece ser genuinamente nosso que d’outras plagas.
Assim, desde as conquistas das copas de 1958 e 1962, o Brasil emergiu como uma potência nesta seara esportiva, ficando mundialmente batizado como o “país do futebol”, máxime com a notoriedade alcançada por Pelé, a quem o mundo consagrou com os títulos de “Rei do Futebol” e “Atleta do Século”. Um dos fatos mais marcantes e emblemáticos da reverência e devoção de todo o mundo ao futebol, foi quando Pelé interrompeu uma guerra civil na África, em 1969. Neste dia, as forças rivais foram ao estádio para que pudessem vê-lo jogar pelo Santos FC.
Oswald de Andrade, em sua crônica Carta a uma torcida, entendia o futebol, no contexto sócio-político da década de setenta, como sendo uma válvula de escape; o novo ópio do povo em face das injustiças sociais impostas pelo capitalismo selvagem. Uma forma atualizada da expressão latina panis et circensis (política do pão e circo) praticada na Roma Antiga, em que o Estado buscava promover os espetáculos como um meio de manter os plebeus afastados da política e das questões sociais.
Em que pese a grande participação e interesse populares no universo do futebol, verifica-se aí a presença de aspectos que maculam e atentam contra a justiça social, os direitos humanos e os princípios da democracia, como respectivamente sejam: As astronômicas remunerações dos jogadores dos grandes clubes, comparados à média salarial dos cidadãos comuns dos países em geral; os delitos e vandalismos praticados pelas torcidas organizadas; a quase vitalícia permanência do cartola João Havelange por 24 anos na presidência da FIFA (1974 a 1998), bem como do seu ex-genro, Ricardo Teixeira, que por, iguais, 24 anos ficou no comando da CBF (mandato até a copa do mundo de 2014).
Neste meio campo, apresentam-se ainda os fatores éticos e mercadológicos, no contexto dos quais tanto agigantam-se as relações de consumo atreladas ao futebol (Sob a égide dos interesses da mídia), quanto não mais se vê um jogador encarar a bola como um prato de comida, um jogador colocar o coração no bico da chuteira, tampouco um jogador honrar fidelidade a um único clube, como à moda antiga.
Para o bem de todos e felicidade geral dos municípios, nesta partida entre aspectos bons X aspectos ruins do futebol, resta-nos o alento de que o mando de campo, sobretudo em época de Intermunicipal, fica em favor de muitos fatores positivos, tais como: Maior espontaneidade nos sorrisos (pelo menos enquanto a seleção do coração estiver ganhando); A elevação do espírito de patriotismo por parte dos torcedores em relação aos seus respectivos municípios; o propício clima de celebração e confraternização, sobretudo entre as famílias, amigos, atletas e profissionais de imprensa; uma maior diplomacia nas relações geopolíticas entre os municípios envolvidos.
Jogando no campo da concepção “romântica” acerca deste apaixonante esporte bretão (natural da Grã-Bretânia), cético que não sou, conclamo todos a torcermos para que nesta reta final e nos tantos outros Campeonatos Intermunicipais, o espírito do futebol sagre-se efetivamente um campeão, um vencedor, nunca nos seus aspectos mercadológicos, profanos, alienativos e de propensão ao ódio; mas sempre nas dimensões do lúdico, da integração, da união, do sagrado, da inclusão social, da educação e saúde físico-mental, da cultura, da arte, da promoção da alegria, da paz e do amor.







*Referências: 
Toledo, Luiz Henrique. No país do futebol (Descobrindo o Brasil). Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 2000.
Holanda, Bernardo Borges Buarque de. O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego. Rio de Janeiro. PUC, 2003.
Dó Nascimento – 17/06/2010.
Texto adaptado.

sábado, 17 de novembro de 2018

INTERMUNICIPAL 2018: Definição dos Semifinalistas


Quatro seleções vão continuar acalentando o sonho de conquistar o título do 61º Campeonato Intermunicipal, após os jogos de volta das quartas de final, no próximo domingo (18) à tarde. Como venceram as partidas de ida, Euclides da Cunha – que joga em casa – e Santo Amaro estão mais próximas das semifinais, mas precisam justificar este favoritismo em campo, respectivamente contra Ubaitaba e Cachoeira.

Como nos outros dois confrontos ocorreram empates, Itamaraju e Itapetinga têm o fator campo como vantagem para enfrentar Santo Antônio de Jesus e Itambé, respectivamente. O certo é que em todas as quatro partidas os estádios estarão cheios, garantindo a festa na maior competição de futebol amador do Brasil. 


O chamado “Clássico do Recôncavo” foi transmitido ao vivo para todo o estado pela TVE, no último domingo, direto de Santo Amaro. Desta vez, a TV FBF é quem vai levar as emoções deste jogão de bola na cidade de Cachoeira, a partir das 15h, no Estádio Municipal 25 de Junho.

A narração que empolga a galera é de Luis Victa, que contará com os comentários do convidado especial, Eduardo Bahia, as reportagens de Ruy Mascarenhas, imagens de Lucimario Ribeiro e os trabalhos de produção de Haroldo Mattos e Felipe Alves. Entre no site da Federação Bahiana de Futebol (www.fbf.org.br) para ter acesso ao link do jogo.



Parceira da FBF, a TVE estará em Euclides da Cunha para transmitir as emoções do jogo de voltas das quartas de final entre a seleção local e Ubaitaba, às 15h10. A partida terá exibição também no Facebook oficial da emissora (/tvebahia), no youtbe (/intermunicipalnatve) e no Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline). 

Itapetinga x Itambé, no Estádio Primaverão, Itamaraju x Santo Antônio de Jesus, no Estádio Municipal Juarez Barbosa, o Barbosão, começarão às 15 horas.

FONTE: FBF - Por Edimilson Ferreira




terça-feira, 13 de novembro de 2018

Zagueiro Valentense Cabuçu está na pré-lista da Seleção dos Melhores do Intermunicipal 2018

Zagueiro Cabuçu (braços abertos) está na pré-lista dos melhores do Intermunicipal

Na tarde desta terça-feira (13/11), na sede da Federação Bahiana de Futebol, o presidente Ednaldo Rodrigues divulgou a pré-lista dos atletas e técnicos que estarão concorrendo para formar a Seleção dos Melhores do Intermunicipal 2018. O zagueiro Valentense Cabuçu está na pré-lista e concorre a uma vaga na escolha final da Seleção do Intermunicipal. 

Presidente Ednaldo Rodrigues durante a divulgação. Imagem: TV FBF
Serão escolhidos, ainda, o craque e revelação do campeonato e a melhor torcida. Segue (abaixo) a lista de todos que estão concorrendo:











Segue link (abaixo) para votação:


A votação se encerrará ao término do campeonato, quando será divulgado a lista final dos Melhores. A Seleção escolhida pelos torcedores, disputará partidas amistosas com equipes que disputarão o campeonato Baiano 2019.




segunda-feira, 12 de novembro de 2018

INTERMUNICIPAL: Euclides da Cunha e Santo Amaro largam na frente por uma vaga na semifinal




Nos jogos de ida das quartas de final do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol, realizados neste domingo (11), as seleções de Euclides da Cunha e Santo Amaro conquistaram vantagem para as partidas decisivas do próximo dia 18 de novembro. As partidas Itambé x Itapetinga e Santo Antônio de Jesus x Itamaraju terminaram empatadas.

Líder na classificação geral, com 35 pontos, Euclides da Cunha voltou a mostrar sua força e venceu Ubaitaba por 2 a 0, no Estádio Municipal Felipe Miranda. O artilheiro do Intermunicipal, Pim, com 15 gols, teve a chance de ampliar a artilharia, mas no primeiro gol Euclidense, após cobrança de pênalti, chutou a bola na trave e, no rebote, Nino fez 1 a 0.

Max garantiu a vitória para Euclides da Cunha, que na partida de volta, em sua casa, poderá até perder pela diferença de um gol, que ainda assim estará classificada para as semifinais. Ubaitaba precisará vencer por dois gols de diferença para levar a decisão da vaga aos tiros livres da marca do pênalti ou por três gols para assegurar a vaga no tempo normal.
Em Santo Amaro, em um bom jogo, a seleção da casa fez 1x0

Com um gol de cabeça de Fábio "Santaluz", aos 40 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Santo Amaro derrotou Cachoeira por 1 a 0, fazendo a festa de sua torcida, que lotou o Estádio Municipal. Na partida de volta, em Cachoeira, a seleção de "Maro Maro" joga pelo empate para classificar-se às semifinais.

Para garantir a vaga, Cachoeira terá que vencer Santo Amaro por dois gols de diferença. Se ganhar por um, a decisão da vaga será por meio dos tiros livres da marca do pênalti.
Itambé e Itapetinga empataram por 1 a 1 no Estádio Osório Ferraz

No Estádio Osório Ferraz, um jogão de bola entre Itambé e Itapetinga, que terminou empatado por 1 a 1. Os visitantes abriram o placar com Felipinho, em uma perfeita cobrança de falta. Mas os donos da casa não se entregaram e foram buscar a igualdade num gol de pênalti convertido por Edson. Quem vencer o próximo confronto, no Estádio Primaverão, se classifica às semifinais. Novo empate leva a decisão da vaga para os tiros livres da marca do pênalti.
 Santo Antônio de Jesus e Itamaraju registraram o único empate sem gols

Na cidade de Laje, no Estádio Municipal Ruy José de Almeida, com transmissão da TV FBF, empate por 0 a 0 entre Santo Antônio de Jesus e Itamaraju, que teve o goleiro Geovane expulso após cometer falta fora da área. O vencedor do jogo de volta em Itamaraju garante a vaga nas semifinais. Se ocorrer novo empate, a classificação será definida nos tiros livres da marca do pênalti.


FOTOS: Divulgação
FONTE: FBF - Por Edimilson Ferreira





sexta-feira, 9 de novembro de 2018

INTERMUNICIPAL AGITA COM AS QUARTAS DE FINAL



As oito melhores seleções do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol começam no próximo domingo (11) a luta para ver quem garante vaga nas semifinais. Os jogos de ida das quartas de final serão realizados pela manhã e à tarde. A TV FBF estará presente na cidade de Laje para transmitir o jogo entre Santo Antônio de Jesus e Itamaraju, às 15h, enquanto a TVE fará a transmissão de Santo Amaro x Cachoeira, às 15h10.
 
Mas a bola vai começar a rolar às 10h, com os jogos entre Itambé e Itapetinga, no Estádio Osório Ferraz, e Ubaitaba x Euclides da Cunha, no Estádio Felipe Miranda. Como essas duas praças esportivas ficam próximas às escolas onde serão realizadas provas do ENEM, na tarde deste domingo, o Ministério da Educação solicitou a mudança do horário dos jogos para o período da manhã.
 
Com 88,8% de aproveitamento na competição estadual, Euclides da Cunha lidera a classificação geral com 32 pontos e tem o artilheiro do Intermunicipal 2018, Pim, com 15 gols. Seu ataque é o mais positivo, com 30 bolas nas redes dos adversários. Ubaitaba tem a oitava campanha dos quadrifinalistas, com 23 pontos e 63,8% de aproveitamento, em 12 jogos.
 
Sexta colocada no geral, com 25 pontos e 69,4% de aproveitamento, Itambé atravessa um bom momento na competição, tendo se classificado às quartas de final com uma goleada de 5 a 2 sobre Itororó. Mas Itapetinga, que está em terceiro lugar no geral, com 29 pontos e 80,5% de aproveitamento, promete ser um osso duro de roer.


CLASSICO – A TVE vai transmitir o chamado ‘Clássico do Recôncavo’, que além da famosa rivalidade entre as duas seleções, ainda colocará em jogo a invencibilidade de Santo Amaro e Cachoeira no Intermunicipal 2018 – a outra seleção invicta é Euclides da Cunha. O que deve dar um caráter ainda mais apimentado ao confronto.
 
A narração do jogo Santo Amaro x Cachoeira será de Valter Lima, com comentários de Elton Serra e Kléber Moradillo (arbitragem). Para interagir pelas redes sociais basta utilizar a hashtag #IntermunicipalNaTVE ou enviar suas fotos e vídeos para o número de Whatsapp (071) 99626-0307. Os vídeos serão exibidos ao longo da programação.

EM LAJE – Com duas vitórias sobre Conceição do Coité, Santo Antônio de Jesus chega em ponto de bala para as quartas de final. A sétima colocada no geral tem 24 pontos e 66,6% de aproveitamento. Já sua adversária Itamaraju é simplesmente a segunda colocada do Intermunicipal, com 31 pontos e 86,1% de aproveitamento.


Luis Victa vai narrar o jogo no Estádio Municipal Ruy José de Almeida, em Laje, pela TV FBF, com comentários de Antônio Tillemont, imagens de Lucimário Ribeiro e produção de Haroldo Mattos e Felipe Alves.
 
Como vem ocorrendo na maioria dos jogos da maior competição de futebol amador do país, a expectativa é de que os quatro estádios estejam lotados neste domingo (11) e a torcida do interior da Bahia promova uma grande festa que só ela sabe fazer.

FONTE: Site FBF 
Postado por Edmilson Ferreira - Comunicação FBF.