quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Campeonato Baiano: 28 anos depois

Jacuipense,  jogando no Estádio Eliel Martins, vence o E.C. Bahia após 28 anos.

Foto: Felipe Oliveira (E.C.Bahia)

O Jacuipense derrotou o Bahia por 1 a 0, jogando no estádio Eliel Martins em Riachão do Jacuípe, na Região da Bacia do Jacuípe. A última vitória do Jacuipense sobre o Bahia jogando no seu estádio havia ocorrido no longínquo ano de 1991, naquela oportunidade, Dão (2) e Biro Biro marcaram os gols do “Leão Grená”. Com o resultado, o Tricolor continuou com 11 pontos e ocupa a 3ª posição na tabela do Campeonato Baiano. O Jacuipense assumiu o 7º com 7 pontos, e deixou a lanterna.

Depois de um primeiro tempo morno, o Esquadrão voltou para o segundo tempo melhor e quase abriu o placar aos sete minutos com Guilherme, que puxou o contra-ataque e bateu colocado, mas a bola raspou a trave.

Aos 18, foi a vez de Shaylon, que entrou no lugar de Guilherme, arrancar e bater no ângulo, mas o goleiro adversário fez bela defesa. Aos 25, Arthur Caíque entrou na vaga de Caíque e estreou com a camisa tricolor. 

Porém, o gol do triunfo do adversário saiu logo depois, marcado pelo atacante Thiaguinho.

Cinco minutos depois o zagueiro Xandão quase empatou a partida após boa cabeçada, que passou rente a trave.

Aos 37, o técnico Enderson Moreira tentou a última cartada com a entrada de Clayton no lugar de Iago, porém o jogo terminou mesmo 1 a 0.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

NBB CAIXA: Que virada!

O Basquete Cearense conquistou uma importantíssima vitória na noite desta terça-feira (26/02). No Ginásio Paulo Sarasate, o Carcará levou a melhor no confronto direto contra o Joinville/AABJ, por 88 a 77, e se manteve firme no grupo dos 12 times que vão aos playoffs do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty, e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.


De virada: Depois de ver o Joinville ser superior no primeiro tempo e chegar a estar 12 pontos atrás no segundo quarto (42 a 30), o Basquete Cearense voltou do intervalo com outra postura e mudou a história da partida. Sob comando de Rashaun e Sualisson, com sete pontos cada, a equipe da casa venceu o terceiro período por 22 a 7 e caminhou para a parcial final com 12 pontos de frente (66 a 54). Já no período final, a margem chegou a 17 pontos e já sacramentou a grande vitória do Carcará.

Põe na conta: Com o resultado, o Basquete Cearense somou sua oitava vitória em 23 partidas (34,8% de aproveitamento) e se manteve na 11ª colocação, dentro da zona de classificação aos playoffs do NBB CAIXA. Já o Joinville segue na última posição na competição, com quatro triunfos em 21 jogos (19% de aproveitamento).

Gigantes do Carcará: O Carcará contou com grandes atuações dos “gigantes” Douglas Kurtz e Sualisson. O pivô de 2,13m de altura registrou 14 pontos, oito rebotes e seis assistências (25 de eficiência), enquanto o ala/pivô de 2,04m saiu do banco e teve atuação completa: nove pontos, nove rebotes, três tocos, duas assistências e dois roubos de bola (23 de eficiência).

Também deitaram: Ainda pelo time nordestino, quem também se destacou foi o ala norte-americano Rashaun, com 16 pontos, sendo 14 deles no segundo tempo, além do armador Paulinho Boracini, autor de 11 pontos, e do ala/pivô Alex Oliveira, que deixou a quadra com dez pontos.

Eles lutaram: Pelo lado do Joinville, quatro atletas ultrapassaram a marca dos dez pontos: o ala Felipe Vezaro, com 19 pontos (5/7 nas bolas de 3 pontos) e oito rebotes, os norte-americanos Ahmad Starks e Anton Cook, com respectivos 16 e 14 pontos, e o pivô Thiago Mathias, que registrou um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes.

Próxima parada: O Joinville voltará à quadra nesta quinta-feira (28/02) para mais um duelo direto, desta vez contra o 11º colocado Universo/Brasília, fora de casa, às 20 horas. Já o Basquete Cearense entrará em ação somente no dia 14 de março, contra o atual líder EC Pinheiros, na CFO Arena, às 20 horas (de Brasília).


Fonte: Liga Nacional de Basquete


terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Futebol Baiano: A batata tá assando!


Arame liso é uma expressão tipicamente brasileira para explicar algo ou alguém que cerca muito, mas não consegue agredir, não pinica, não avança, não progride. Cerca, mas e daí? Depois disso, faz o quê? Sem encontrar resposta rápida, a batata de Enderson Moreira começa assar.


Neste início de ano, o Bahia tem sido um time arame liso. Controla a bola, possui um certo domínio do jogo mas não passa disso. E o futebol tem sido cruel com esse domínio estéril do tricolor: até aqui, o time está fora da zona de classificação da Copa do Nordeste e eliminado da Sul-Americana após dois jogos que resumiram bastante o quão pouco criativo é o time de Enderson Moreira até aqui. O cenário é bem diferente do imaginado.

Enxergo alguns pontos dentro de campo para essa certa inoperância do tricolor. Na direita, Nino não atravessa boa fase e pouco oferece de apoio para Artur, que joga aberto na ponta direita e em diversas ocasiões fica sem apoio. Resta tentar puxar pra dentro em jogadas individuais ou cruzar a bola de qualquer jeito.

Na esquerda, é Moisés que fica sem um bom suporte na parte ofensiva. Rogerio, Élber e Shaylon já foram testados por ali, mas, nenhum dos três agradou.

Se as pontas não funcionam, tramas pelo meio poderiam ser uma alternativa. Um volante que chegue de trás, pise na área e compense as deficiências ofensivas apresentadas nas laterais seria uma alternativa, mas nem Gregore, nem Douglas possuem essa capacidade.

Enderson Moreira, Técnico do E.C.Bahia.

Esses probleminhas têm dado dor de cabeça para Enderson Moreira, que já tem seu trabalho questionado pela torcida. Algumas mudanças desagradam o torcedor e declarações como a de que só no exterior que se compreende as dificuldades do calendário brasileiro jogam a imprensa contra o treinador. E a panela vai pegando pressão.

A sequência de jogos fora de casa também pode ser prejudicial para o Bahia, que nos últimos anos se mostrou um time muito caseiro.

Enquanto essa falta de encaixe persistir, o Bahia vai continuar batendo cabeça e frustrando o sonho de um primeiro semestre inesquecível da torcida.

Não acho que seja o momento para pedir cabeça de treinador, apesar dos vacilos que Enderson vem dando até aqui. O Bahia tem um projeto e mudar o comando técnico não vai ajudar em muita coisa. Mas Enderson e seus comandados precisam reagir e dar um sinal dentro de campo. Tanto em resultado quanto em desempenho.

Caso isso não aconteça, aí a batata esquenta mais…

Fonte: Vinicius Nascimento


domingo, 24 de fevereiro de 2019

Valente: São Paulo perde em ‘Casa’!

Na manhã deste domingo, 24/02, na Comunidade de Recreio foi realizada a 4ª rodada da 17ª Copa Society de Integração Rural – Edição 2019, popularmente denominada “Copa de Vavá”, em homenagem a seu organizador, Valdir Silva Santana, conhecido por “Vavá dos Algodões”. Mesmo sob o sol escaldante, os torcedores, como sempre, foram em grande numero acompanhar as partidas.

Na partida inaugural desta 4ª rodada, os donos da casa, São Paulo, não estiveram bem na partida e foram derrotados por 2 a 1 pela equipe do Rio Branco da Comunidade de Santana. O gol do “tricolor” foi marcado por Matheus, Foguinho e Amaury marcaram para o Rio Branco.  Com o resultado, o São Paulo, que sofreu a sua segunda derrota, em 02 (dois) jogos disputados, vê as chances de classificação diminuírem. Já o Rio Branco, que vinha de derrota dentro de casa para o Internacional da Comunidade do Papagaio na segunda rodada, se reabilita com esta vitória.


Foto: Frijo Cunha.

Na segunda partida, o Fluminense da Comunidade de Mato Grosso venceu por 1 a 0 a equipe do Internacional da Comunidade de Papagaio. Atinho foi o autor do gol que deu a vitória ao “pó de arroz”. Com o resultado, o Internacional fica estagnado na tabela, já o Fluminense deu passo importante para classificação.

Foto: Frijo Cunha.





sábado, 23 de fevereiro de 2019

C. do Coité: Campeonato Coiteense 2019

‘Prego batido, ponta virada’... Vem aí o Campeonato Coiteense, Edição 2019.


Em Congresso Arbitral realizado no Centro Cultural Ana Rios de Araújo, neste sábado (23), ficou tudo definido para o Coiteense 2019. A competição terá inicio no dia 31 de março e contará com a participação de 25 (vinte cinco) equipes, divididas em 05 (cinco) grupos com 05 (cinco) equipes integrando cada um destes. Classificam-se, para a segunda fase, 03 (três) equipes de cada grupo e 01 (uma) biônica melhor colocado na classificação geral.


Grupo A: Portuguesa (Serrote), Independente (Salgadalia), Palmeiras (M. Preta), Palmares (Nova Palmares) e Boa Vista (Boa Vista);

Grupo B: Ajax (Populares), Queimada do Cedro (Q. do Cedro), União (Juazeirinho), Terra Nova (Terra Nova) e Palmeiras (Descansador);

Grupo C: Atlético (São João), Bahia (Riacho da Serra), Nova América, Ipiranga (Patos) e Sisal Clube (Santa Rosa);

Grupo D: Nacional (Bandiaçu), Vitória (Amorosa), Internacional (Correia), Bahia (Canta Galo) e Balaio (Balaio);

Grupo E: Bahia (Almas), Almax (Almas), Cruzeiro (Ipoeirinha), Sossego (Sossego) e Corinthians (Domingos).


Congresso Arbitral (Foto: Rondinery Oliveira)

Na primeira fase, os enfrentamentos serão dentro dos respectivos grupos, jogo só de ida. Nesta fase, os jogos serão realizados nas Comunidades representadas pelas equipes, às 15h30min, conforme distribuição em tabela. Cada equipe poderá inscrever 05 (cinco) atletas de outros municípios.

O Campeão receberá R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) e o Vice-Campeão R$ 2.500,00 (Dois Mil e Quinhentos Reais), além, evidentemente, de troféus e medalhas. O Campeonato Municipal é uma promoção da LCF - Liga Coiteense de Futebol, sob a presidência de José Pinto de Oliveira Filho, conhecido popularmente por Zé Buraco,  com o apoio do governo local.


Nacional (Bandiaçu), atual Campeão.  (Foto: Equipe Tá na Rua)

Confira os jogos da primeira rodada a ser realizada em 31 de março, às 15h30min.:

Grupo A:
Portuguesa x Independente (Serrote)
Palmeiras x Palmares (Maria Preta)

Grupo B:
Ajax x Queimada do Cedro (Populares)
União x Terra Nova (Juazeirinho)

Grupo C:
Bahia x Nova América (Riacho da Serra)
Ipiranga x Sisal Clube (Patos)

Grupo D:
Nacional x Vitória (Bandiaçu)
Internacional x Bahia (Correia)

Grupo E:
Bahia x Cruzeiro (Almas)
Sossego x Almax (Sossego)


FONTE: Rondinery Oliveira



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Brasileirão: O grande 'reforço' do campeonato!

Tecnologia do VIDEOÁRBITRO (VAR) é uma realidade para o Campeonato Brasileiro 2019.



Foi, porventura, a melhor resposta que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderia dar às constantes críticas às arbitragens que pautaram as últimas temporadas. O objetivo com a entrada em cena do vídeo-árbitro, em todos os 380 jogos desta edição de 2019 é reduzir ao máximo o número de erros com influência no resultado, e, consequentemente, as queixas dos dirigentes dos clubes.


O árbitro de vídeo, que foi a principal novidade da Copa do Mundo da Rússia no ano passado, começou a ser usado no Brasil ainda em 2017. De lá para cá, foram 21 jogos com VAR no país: 13 (treze) na Copa do Brasil, 03 (três) no Campeonato Carioca; 02 (dois) no Campeonato Pernambucano; 01 (um) no Campeonato Catarinense e outro no Campeonato Gaúcho. O VAR chegou a ir a votação para o Campeonato Brasileiro em 2018, mas foi vetado pelos clubes com o placar de 12 a 7. Na época, o custo ficaria inteiro com as 20 equipes.


Para esta edição de 2019, a CBF mudou a proposta e decidiu se responsabilizar por pagar a tecnologia e a infraestrutura, o que, evidentemente, foi aceito por unanimidade por todos os clubes.

Novidade também para o Brasileirão 2019 será o número de atletas inscritos, limite de 40 (quarenta), mas, com 02 (duas) ressalvas: está liberado o uso dos jogadores sub-20 e é possível, ainda, fazer 05 (cinco) substituições ao longo da competição.

A CBF propôs, ainda, limitar a 01 (uma) troca de técnico por equipe durante a edição deste ano, mas, os clubes não concordaram e vetaram.

A CBF anunciou outra novidade a partir da temporada 2020, será a “Supercopa do Brasil”, novo torneio que vai opor o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil no início de cada temporada seguinte – jogo único em local previamente determinado. 



Valente: Nota de Esclarecimento da Câmara Municipal


A Câmara Municipal de Valente publicou nesta manhã de sexta-feira, 22/02, em seu Blog OficialNota de Esclarecimento em relação à impossibilidade de apoiar financeiramente as equipes participantes do Campeonato Valentense de Futebol, edição 2019.

Veja na Integra:



A Câmara Municipal de Valente, por meio do Presidente da Mesa Diretora, o vereador Cezar Rios (SD), vem a público esclarecer as razões pelas quais a Casa Legislativa não apoia financeiramente as equipes participantes do Campeonato Valentense de Futebol, edição 2019.

Em atendimento ao oficio enviado ao Legislativo, o Presidente Cezar Rios se reuniu com os representantes das equipes na última sexta-feira (15), onde na oportunidade eles solicitaram à Casa o apoio para custeio da inscrição dos clubes no Campeonato Municipal.  

Por que a Câmara Municipal não apoia financeiramente as equipes participantes do Campeonato Valentense de Futebol, edição 2019?

Em síntese, NÃO HÁ MEIOS LEGAIS. A decisão está respaldada na orientação do TCM de que a Câmara Municipal não pode devolver recursos à Prefeitura para que esta custeie as despesas das aludidas equipes, em virtude de não possuir orçamento próprio, mas de apenas receber repasse de duodécimo para destinar ao pagamento de despesas específicas da Casa Legislativa, bem como pagar outros subsídios de seus vereadores e encargos sociais de seus servidores e despesas correlatas autorizadas por LEI.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal sabe da importância do esporte na vida da sociedade e não tem medido esforço para contribuir com o fortalecimento da prática esportiva no município, mas desde que assumiu a gestão em 1º de janeiro do corrente ano, a Mesa Diretora tem como norte os princípios da RESPONSABILIDADE, da SERIEDADE e da TRANSPARÊNCIA, obedecendo aos princípios constitucionais da LEGALIDADE e MORALIDADE administrativas.

Ressaltando ainda que na última quarta-feira (18), o Presidente Cezar Rios esteve no Tribunal de Contas dos Municípios, em Serrinha, acompanhado do Primeiro Secretário da Mesa Diretora, Zé de Zelí (MDB) e do presidente do Bahia Valente Clube, Ronivaldo Araújo, representando os demais dirigentes. A Mesa Diretora já tinha ciência de que o repasse não tinha respaldo legal, e a visita teve como objetivo atestar para essas equipes que a Câmara não pode apoiá-las financeiramente pelos motivos acima mencionados.

FONTE: Ascom / CMV 


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

C. do Coité: Campeonato Salgadense 2019

No próximo domingo, 24/02, será dado o “ponta pé” inicial da 6ª Edição do Campeonato Salgadense. Iniciada a partir de 2014, a competição evolui a cada ano, e nesta edição de 2019 terá a participação de 08 (oito) equipes, com jogos, na 1ª fase, sendo realizados na zona Rural de Salgadália, a partir da 2ª fase os jogos serão realizados no Estádio Antonio Ferreira de Oliveira, na sede do Distrito. A competição terá premiação aproximada de R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reias).


Foto: Divulgação.

Na 1ª fase serão formados 02 (grupos), denominados A e B, com 04 (quatro) equipes em cada grupo, com o enfrentamento de grupo contra grupo, classificando as 06 (seis) melhores pontuadas no geral envolvendo os 02 (grupos). Na segunda fase será formado 02 (dois) grupos de 03 (três) equipes, denominados C e D, com enfrentamento entre si em cada grupo, classificando as 02 (duas) melhores pontuadas de cada grupo. Na 3ª fase (semifinal) serão formados 02 (grupos), denominados E e F, com 02 (duas) equipes, com enfrentamento entre si em cada grupo, classificando 01 (uma) equipe de cada grupo. Na 4ª fase (final) será formado 01 (um) grupo, denominado G, com 02 (duas) equipes, com enfretamento entre si. O vencedor do grupo G, será declarado Campeão Salgadense 2019.

1ª Fase
Grupo A:  Portuguesa, Fortaleza, Bahia mi Abraça e Bangu.
Grupo B: Grêmio, Barcelona B, Bahia – Sam e Barcelona V.G.
2ª Fase
Grupo C:  1º, 4º, 6º (classificados na 1ª fase).
Grupo D: 2º, 3º, 5º (classificados na 1ª fase).
3ª Fase (semifinal)
Grupo E: 1º do C, 2º do D.
Grupo F: 1º do D, 2º do C.
4ª Fase (final)
Grupo G: 1º do E, 1º do F.

Tabela
1ª Fase

DATA
HORA
JOGO
LOCAL
24/02
9:30hs
PORTUGUESA

X

GRÊMIO
SERROTE
24/02
15:30hs
FORTALEZA

X

BARCELONA B
FORTALEZA
24/02
15:30hs
BAHIA mi ABRAÇA

X

BAHIA-SAM
S. VERMELHA
24/02
15:30hs
BANGU

X

BARCELONA V.G
CAMPESTRE
03/03
15:30hs
BARCELONA V.G

X

PORTUGUESA
V. GRANDE
03/03
15:30hs
BARCELONA B

X

BAHIA mi ABRAÇA
BALAIO
03/03
15:30hs
GRÊMIO

X

FORTALEZA
JIBÓIA
03/03
15:30hs
BAHIA-SAM

X

BANGU
SAMBAMBAIA
10/03
15:30hs
PORTUGUESA

X

BAHIA-SAM
SERROTE
10/03
15:30hs
FORTALEZA

X

BARCELONA V.G
FORTALEZA
10/03
15:30hs
BAHIA mi ABRAÇA

X

GRÊMIO
S. VERMELHA
10/03
15:30hs
BANGU

X

BARCELONA B
CAMPESTRE
17/03
15:30hs
BAHIA-SAM

X

FORTALEZA
SAMBAMBAIA
17/03
15:30hs
BARCELONA V.G

X

BAHIA mi ABRAÇA
V. GRANDE
17/03
15:30hs
GRÊMIO

X

BANGU
JIBÓIA
17/03
15:30hs
BARCELONA B

X

PORTUGUESA
BALAIO