segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

LDV: Clubes Filiados com Direito a Voto

 A Liga Desportiva Valentense divulga a relação dos clubes filiados com direito a voto na Eleição da Entidade marcada para o dia 16 de janeiro de 2021, conforme Edital de Convocação e Eleição Nº 001/2020, publicado em 21 de dezembro de 2020.





LDV: Edital de Convocação e Eleição

 A Liga Desportiva Valentense, no uso de suas obrigações legais e estatutárias, divulga o edital de convocação e eleição (Veja abaixo). A eleição para o biênio 2021-2022 vai acontecer no dia 16 de janeiro de 2021. O prazo para inscrição das chapas interessadas é de 22 de dezembro de 2020 à 05 de janeiro de 2021, das 09h00min. às 12h00min., na sede da entidade.








terça-feira, 4 de agosto de 2020

BAIANÃO 2020: Mudança na data da partida final


O duelo que decidirá o campeão, antes agendado para 26 de agosto será realizado no sábado,  08 de agosto ás 16h no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu).

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmará em breve em seu site oficial e logo após enviará informação à toda crônica esportiva.

Fonte: Bahia Esportiva


quarta-feira, 29 de julho de 2020

Baianão Série B

Série B do Baiano está prevista para outubro, com indefinições.

Foto: Doce Mel (atual campeão)

O Campeonato Baiano da Série B chegou a ter a sua edição deste ano ameaçada de não ocorrer, porém o mais provável é a competição ter seu início em outubro com o arbitral marcado para agosto, 60 dias antes como regula o Estatuto do Torcedor. Esta é a informação que gira entre dirigentes de alguns clubes e é basicamente a única informação concreta sobre o campeonato. A priori seis clubes haviam se inscrito para disputar: Jequié, UNIRB, Canaã, Galícia, Colo-Colo e Barcelona, entretanto o Galícia desistiu antes mesmo do início da pandemia e o Portela Teixeira de Freitas estava tentando a sua inscrição, mesmo que tardia. Esta edição dará apenas uma vaga na elite e a falta de laudos dos estádios e a provável ausência de público são grandes complicadores. Não se sabe se a FBF reabrirá as inscrições ou se teremos mais desistências.

Fonte: Bahia Esportiva

segunda-feira, 27 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: FBF e clubes definem as datas das semifinais

Em reunião na manhã dessa segunda-feira (27), FBF e clubes decidiram as semifinais do Baianão 2020.

Veja como ficaram as semifinais:
Jogos de ida
Juazeirense x Atlético
Quando: quarta-feira (29)
Horário: 21h30;
Local: Juazeiro
Jacuipense x Bahia
Quando: quinta-feira (30)
Horário: 17h30
Local: Riachão do Jacuípe
Jogos de volta
Bahia x Jacuipense
Quando: domingo (2)
Horário: 16h
Local: Pituaçu
Atlético x Juazeirense
Horário: 16h
Local: Alagoinhas
Fonte: Bahia Esportiva

domingo, 26 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: Semifinais definidas

Na última rodada da 1ª fase, não houve mudança no G-4. Mas, os resultados alteraram a ordem de classificação.



Quatro clubes seguem vivos na luta pelo título do Baianão 2020. Foram definidos neste domingo (26) os semifinalistas da competição.

O Bahia se classificou com a liderança da competição ao vencer o Fluminense de Feira, em Pituaçu, por 2 a 0. O Tricolor chegou aos 18 pontos ganhos.

A vice-liderança ficou com o Atlético de Alagoinhas, que derrotou o Jacuipense por 1 a 0, no Barradão, e foi aos 17 pontos. A terceira vaga foi conquistada pela Juazeirense, que alcançou os 16 pontos com o triunfo por 3 a 1 sobre o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro.

Crédito da foto: Renan Oliveira/E.C. Jacuipense 

Fechou o G-4 o Jacuipense, que havia iniciado a rodada como líder. Mesmo com a derrota para o Carcará, o Leão do Sisal, com 15 pontos, não foi alcançado por nenhum clube fora da zona de classificação.

Deram adeus ao estadual o Vitória - com 13 pontos e segundo ano consecutivo fora das semifinais -, que empatou com o Doce Mel - 08 pontos - por 2 a 2, no Joia da Princesa, o Bahia de Feira - 12 pontos -, Vitória da Conquista - 10 pontos -, cumprindo tabela, venceu o já rebaixado Jacobina - 01 ponto - por 3 a 1 e o Fluminense - 09 pontos.

Semifinal - Os confrontos da semifinal do Baianão foram definidos com Bahia x Jacuipense e Atlético x Juazeirense. As datas, locais e horários das partidas serão divulgados pela Federação Bahiana de Futebol nesta segunda-feira (27).

Fonte: FBF

sábado, 11 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: Clubes já treinam visando o retorno da competição

Jogos do Baianão serão retomados em 22 de julho (CLIQUE AQUI).


Foto: Divulgação / Bahia de Feira
O futebol baiano, aos poucos, vai retomando suas atividades. Na última segunda-feira (6), a FBF - Federação Bahiana de Futebol - reabriu sua sede administrativa.

Por segurança, a entidade adotou protocolo de desinfecção das instalações e horário reduzido para evitar aglomerações. O expediente, por tempo indeterminado, será das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Mas, não foi só a FBF que retomou suas atividades. Metade dos participantes da Série A do Baianão 2020 também já retornaram aos trabalhos.


Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia


Bahia, Vitória, Bahia de Feira, Jacuipense e Atlético de Alagoinhas iniciaram seus treinamentos de olho na volta da competição. 


Foto: Letícia Martins / EC Vitória


Primeiro a voltar aos treinamentos, o Bahia se reapresentou no dia 16 de junho, no Centro de Treinamentos Evaristo de Macêdo. No dia seguinte, 17 de junho, foi a vez do Vitória.


Foto: Divulgação / Bahia de Feira


O Bahia de Feira reiniciou os trabalhos, na Arena Cajueiro, em 25 de junho. Já no Jacuipense e no Atlético de Alagoinhas a reapresentação dos elencos aconteceu na última segunda-feira (6).


Foto: Luis Paulo Leall / Jacuipense


Todos os cinco clubes cumprem protocolos de segurança nos seus CTs. Atletas e demais profissionais também vêm realizando testes de detecção do coronavírus.


Foto: Divulgação / Atlético

Restam seis rodadas a serem realizadas no Baianão. Duas delas ainda pela fase de classificação. Já as demais são válidas pelas rodadas de ida e volta da semifinal e final da competição.

CLASSIFICAÇÃO:





JOGOS:

Domingo, 22 de Julho


Atlético X Bahia - 16 horas - Estádio Antonio Carneiro


Fluminense X Jacuipense - 16 hoas - Estádio Alberto Oliveira


Vitória X Bahia de Feira - 16 horas - Estádio Manoel Barradas


Juazeirense X V. da Conquista - 16 horas - Estádio Adauto Morais


Jacobina X Doce Mel - 16 horas - Estádio José Rocha

  • PRINCIPAIS ARTILHEIROS:


  • FONTE: FBF

quinta-feira, 9 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: O Retorno

A espera acabou! Após cerca de quatro meses, a bola vai voltar a rolar no futebol baiano.


Maior campeonato da Bahia e um dos principais estaduais do país, o Baianão retornará e será decidido dentro de campo. A competição foi paralisada em 17 de março, devido à pandemia da Covid-19.
A Federação Bahiana de Futebol e os dez clubes participantes da Série A definiram nesta quarta-feira (8) os últimos detalhes para a volta. Na reunião do Conselho Técnico, realizada por videoconferência, foi decidido que os jogos serão retomados em 22 de julho, conciliados com a Copa do Nordeste.
O retorno foi aprovado por unanimidade entre os dez clubes. Todos concordaram e irão a campo. A tabela com datas, horários e locais das partidas será divulgada em breve.
Quanto às vagas nas competições nacionais e o rebaixamento, foi mantido o regulamento da competição. O último colocado será rebaixado para a Série B do Baianão 2021.




Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.
Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada posteriormente ou ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.
Os clubes poderão inscrever novos atletas até o final da fase de classificação. Aqueles que já defenderam outras equipes na competição não poderão atuar. Encerrada a primeira a fase, a FBF e as quatro equipes classificadas para a semifinal voltarão a se reunir.
O Baianão 2020 tem seis rodadas a serem realizadas, duas delas pela fase de classificação e as demais válidas pelas rodadas de ida e volta da semifinal e final. Será um total de seis datas.

Fonte: FBF

sábado, 2 de maio de 2020

Entrevista exclusiva com Vitor Costa, atleta do Lens da França

A LFP - Liga de Futebol Profissional da França - anunciou na última quinta-feira (30/04), o encerramento antecipado da temporada do futebol francês.  



A Liga Francesa, após votação entre os membros da entidade, tomou a decisão de encerrar antecipadamente a temporada do futebol por conta da pandemia do Covid-19. Com isso, o PSG foi declarado campeão - na primeira divisão - e na segunda divisão, o Racing Club de Lens, do Valentense Vitor Costa, foi declarado vice-campeão e assim garantindo vaga na primeira divisão francesa para a temporada 2020/2021.

Em entrevista exclusiva concedida ao Portal Avante Valente, o atleta Vitor Costa - 25 anos, 74 kg, 1,82 de altura -, muito solicito, falou sobre suas origens e histórico como atleta.

Confira!

AV- Vitor, agradecemos a atenção e a oportunidade de nos conceder esta entrevista. Qual a origem de Vitor Costa de Brito?

Vitor: Eu que agradeço a oportunidade. Venho de família humilde, de um povoado, conhecido como “Povoado do Junco”, no município de Valente-Bahia, onde pessoas simples e batalhadoras convivem lá. Quando pequeno ajudava meus pais na roça, e sempre tive eles como minha inspiração e exemplo, para me tornar a pessoa que sou hoje, Graças a Deus!

AV- No município de Valente - e região -, todos o conhecem como “Vitera”. Curiosidade, como surgiu o apelido?

Vitor: No tempo de escola, sempre jogava futsal com os meus colegas, em determinado momento eles começaram a me chamar - por este apelido - de “Vitera”, e, assim, permanece até hoje (risos).

AV- Hoje, Graças a Deus, você está bem. Atuando na Europa..., mas, o início de tudo foi bem difícil né?

Vitor: Sim, hoje estou bem, Graças a Deus. Mas, o início é sempre difícil. Um jovem de família humilde, muitas vezes sem condições - até mesmo - de comprar minha própria chuteira... contava com o apoio incondicional de meus pais, alguns familiares e amigos. Assim, com esse apoio, participei de algumas “peneiras” ..., até quando Deus me oportunizou a chegar na divisão de base de um clube profissional.



AV- O Vitor Costa surgiu para o futebol profissional quando? Conta um pouco do início até aqui.

Vitor: No ano de 2011, com 16 anos, participei do grupo da Seleção Valentense que disputou o Campeonato Intermunicipal de futebol - competição amadora promovida anualmente pela Federação Bahiana de Futebol. Mas, foi no ano de 2012, então com 16 para 17 anos, que tudo apareceu para mim. Disputei o Campeonato Valentense - Campeonato Municipal Amador da cidade de Valente (BA) - jogando pelo Arsenal do Junco, clube da minha Comunidade, onde fiz um grande campeonato. E assim, logo em seguida, surgiu o convite e fui disputar o Campeonato Intermunicipal - Valente não participou desta edição da competição - pela Seleção de Araci (BA). Graças a Deus, me destaquei, conseguindo realizar boa competição, o que me propiciou ser escolhido por “olheiros” do E. C. Bahia para fazer um período de testes. Após algumas semanas, fui aprovado. Pouco tempo depois, no mesmo ano, assinei meu primeiro contrato profissional.

No futebol de base, atuei durante 3 anos. No ano de 2015 surgiu a oportunidade de atuar pela equipe principal do Bahia. Consegui fazer boa sequência de jogos no Brasileirão da Série B, me destacando, inclusive fazendo gols importantes e logo começaram a surgir algumas propostas de outros clubes. Acabei saindo do Bahia em busca de novos desafios e melhoras. Tive passagem pelo Avaí (SC) e logo na sequência me transferi para o Arouca de Portugal. Permaneci no Arouca por duas temporadas - 2016/2017 e 2017/2018 -, atuando em 55 jogos. Na temporada seguinte - 2018/2019 -, fui contratado pelo Clube Desportivo de Aves - Portugal -, atuando em 31 jogos. Deus sempre me proporcionou a capacidade para atuar bem e depois de 3 anos atuando por clubes da primeira divisão Portuguesa, segui aqui para a França, contratado pelo Racing Club de Lens. E agora Graças a Deus, fomos promovidos para a 1ª divisão na temporada 2020/2021.

AV- Muita diferença do futebol português para o francês?

Vitor: Sim, porque cada país tem suas estratégias de jogo diferentes. A cultura também, o clima... são um pouco diferentes do nosso, então de início a adaptação foi um pouco complicada, mas, ao passar dos meses, foi melhorando. Em Portugal, como tem muitos jogadores brasileiros, o futebol fica semelhante ao do brasil. Já aqui na França é um campeonato muito disputado, forte fisicamente, e as equipes priorizam muito a parte tática.

AV- E a adaptação, não só a parte profissional, mas, também a pessoal... como foi ? Já fala o idioma fluente?

Vitor: Adaptação foi um pouco difícil, como já citei, mas, como sempre, desde o início de tudo, Deus me capacitou a está disposto, e assim a aprender a cada dia. Assim que cheguei o clube disponibilizou um tradutor de francês, onde estou tendo aulas semanais em casa. E hoje já consigo me comunicar, com certa fluência, dentro do meu trabalho com os meus companheiros e socialmente.


AV- E nesse momento da pandemia, como foram os dias, os treinos?

Vitor: Assim que começou a pandemia, aqui na França parou todos os treinos e jogos. Ficamos em casa treinando mantendo a forma física. Os dias não foram, e ainda, não estão sendo fáceis, pois ainda continuamos em casa. Como tínhamos uma rotina de treinos e jogos, acaba ficando um pouco difícil, mas, o que conforta é que estou em casa com minha família - esposa Juliana e filha Valentina -, que me alicerça e ajuda a cada dia manter o foco nos treinos durante esta quarentena.

AV- Essa foi a sua primeira temporada no Lens e o clube já retorna a elite do futebol francês. Quais as expectativas para a próxima temporada?

Vitor: Sim, Graças a Deus, com muito trabalho conseguimos o acesso a 1ª divisão do Campeonato Francês. Em relação a próxima temporada, após passar esse período da pandemia, o meu empresário estará em conversação com o clube.

AV- Vitor, obrigado pela entrevista. Para nós do Avante Valente, é uma grande honra esta oportunidade que nos concedeu. Forte abraço para você e família. Fique à vontade para fazer suas considerações finais.

Vitor: Eu quero agradecer esta oportunidade, ao Avante Valente pelo espaço e sobretudo a você Aleksim, de podermos fazer essa entrevista, falando um pouco da minha trajetória.

Quero aproveitar este momento e o grande alcance deste portal, para mandar um grande abraço a todos os Valentenses, meus familiares e principalmente para aqueles que torceram e torcem por mim.

E espero em Deus, que a minha trajetória de vida e sobretudo no futebol, inspirem muitos jovens que sonham em ser jogadores de futebol profissional. Que nunca desistam de seus sonhos e coloquem Deus à frente de tudo.

Obrigado a todos, grande abraço!

O Avante Valente deseja que o Valentense Vitor Costa - “Vitera” - continue brilhando, agora na primeira divisão do futebol da francês.


quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ministério da Saúde emite parecer sobre o retorno do futebol no Brasil

Nesta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde emitiu "Minuta de Parecer" sobre o retorno das atividades do futebol brasileiro.

O Ministério da Saúde diz reconhecer o futebol como atividade relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão de jogos. Assim, é favorável ao retorno das atividades do futebol brasileiro, DESDE que todas as recomendações dos orgãos de saúde pública.

Confira a "Minuta do Parecer" na integra:


quinta-feira, 9 de abril de 2020

Itapetinga desiste do Intermunicipal 2020

Em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira (09), a LADI – Liga Amadorista dos Desportos de Itapetinga – informou que a cidade não disputará o Intermunicipal 2020.


Nota Oficial:

A Prefeitura, junto com a Liga e a Secretaria de Esportes, chegou a uma decisão em favor dos cuidados necessários para lutar contra esta crise de saúde instaurada. Os recursos municipais estão todos voltados para este fato e estivemos em alguns patrocinadores que nos acompanharam até hoje, e os mesmos estão também passando por dificuldades claras. A decisão do grupo foi abrir mão de participar do Intermunicipal deste ano, e vamos emitir um boletim informando a todos os interessados, explicando o porquê de Itapetinga se posicionar desta maneira. Não acreditamos que haverá o campeonato, mas sem ter a garantia dos recursos financeiros necessários, não podemos arriscar segurar toda uma comissão técnica, e muito menos uma grade de atletas qualificados que já havíamos contactado. Estamos deixando todos tranquilos para escolherem seus caminhos, e torcemos para que a situação de saúde se normaliza o mais rápido possível, e que todos alcancem seus objetivos. Pedimos desculpas por termos repassado tanta esperança neste projeto, mas sabemos que todos entenderão o posicionamento de uma Cidade preocupada com o bem maior, que é a preservação da Vida e da Saúde de todos. (sic) 


domingo, 29 de março de 2020

Silêncio nos estádios da região do sisal

Estádios, campos de várzea... esvaziados. Campeonatos Municipais adiados, outros suspensos. Prevenção ao Covid-19 parou a Região do Sisal.


Conceição do Coité: O Campeonato Rural Coiteense, com a participação de 25 clubes, tinha início agendado para 05/04. Com estimativa de distribuição de R$ 9.400,00 (Dezesseis Mil Reais) - mais troféus e medalhas - em premiações, a competição foi suspensa no dia 20/03 por tempo indeterminado pela Liga Desportiva Luzense. Todas competições em andamento no interior do município - em “campos de várzea” - foram suspensas.

Retirolândia: Planejamento para o início Campeonato Municipal foi suspenso pela Liga Retirolandense de Desportos. Todas competições em andamento no interior do município - em “campos de várzea” - foram suspensas.

Valente: O Campeonato Valentense 2020, com a participação de 16 clubes, tinha início agendado para 22/03. Com estimativa de distribuição de R$ 22.750,00 (Vinte Dois Mil, Setecentos e Cinquenta Reais) em premiações - mais troféus e medalhas -, a competição foi adiada por tempo indeterminado pela Liga Desportiva Valentense. Todas competições em andamento no interior do município - em “campos de várzea” - foram suspensas.

São Domingos: Planejamento para o início Campeonato Municipal foi suspenso pela Liga Desportiva Sãodominguense. Todas competições em andamento no interior do município - em “campos de várzea” - foram suspensas.

Santaluz: O Campeonato Rural Luzense - Série B -, com a participação de 23 clubes, iniciou-se em 29/02. Com estimativa de distribuição de R$ 16.000,00 (Dezesseis Mil Reais) - mais troféus e medalhas - em premiações, a competição foi suspensa no dia 20/03 por tempo indeterminado pela Liga Desportiva Luzense. Todas competições em andamento no interior do município - em “campos de várzea” - foram suspensas.

Quijingue: O Campeonato Quijinguense 2020, com a participação de 16 clubes, tinha início agendado para 21/03. Com estimativa de distribuição de R$ 26.000,00 (Vinte e Seis Mil Reais) em premiações - mais troféus e medalhas -, a competição foi adiada por tempo indeterminado pela Liga Desportiva Quijinguense. Todas competições em andamento no interior do município - em “campos de várzea” - foram suspensas.

segunda-feira, 16 de março de 2020

FBF: Nota Oficial

A Federação Bahia de Futebol se posicionou, nesta segunda-feira (16), sobre a continuidade do Baianão 2020. A entidade divulgou uma nota oficial determinando a realização das partidas das duas próximas rodadas em estádios com portões fechados.


Leia a nota na íntegra:


FONTE: FBF

domingo, 15 de março de 2020

Baiano 2020: Jacuipense vence o Vitória

Jacuipense vence o Vitória, entra no G-4 e complica o Rubro Negro.


Neste domingo (15), o “Leão do Sisal” jogando em casa - no Estádio Eliel Martins -, o time de Riachão do Jacuípe venceu o E. C. Vitória por 1 a 0, com gol de Thiaguinho aos 27’/1ºT.

O “Jacupa” teve diversas oportunidades de gols criadas na primeira etapa da partida, mas, o goleiro João Pedro, do “Leão da Barra”, fez defesas extraordinárias em finalizações de Eudair, Elias e Thiaguinho.

Na segunda etapa da partida, o ritmo diminuiu consideravelmente, mas, as melhores chances de gols foram novamente do Jacuipense. Elias desperdiçou penalidade de forma bisonha aos 15’ - pênalti sofrido por Thiaguinho - e Popô, aos 44’, saiu “cara a cara” com o arqueiro rubro negro e não aproveitou a oportunidade de fazer o segundo gol, chutando a bola para fora.

Com o resultado, o Jacuipense somou 12 pontos na tabela de classificação do Baianão e saltou para a segunda posição. Já o Vitória caiu para a quarta colocação ao permanecer com 11 pontos. Na oitava rodada, o Leão da capital recebe o Bahia de Feira, no Barradão, no próximo domingo (22), às 16h. No mesmo dia e horário, o Leão do interior visita o Flu de Feira, no Joia da Princesa.

Jacuipense: Luan; Lucas, Matheus, Railon e Radar; Banguelê, Flávio (Borges), Eudair (Rafael Bastos) e Mauri; Elias e Thiaguinho (Wesley Popó). Técnico: Jonilson Veloso.

Vitória: João Pedro; Welisson, Mateus Morais, Dedé e Leocovick (Gabriel Gomes); Paulo Vítor, Figueiredo (Alexsander) e Giovane Mário (Ruan Nascimento); Levi, Eron e Negueba. Técnico: Agnaldo Liz.


Arbitragem central foi de Eziquiel Sousa Costa - CBF/Macarani -, tendo como assistentes Marcos Welb Rocha de Amorim - CBF/Feira de Santana - e José dos Santos Amador - CBF/Salvador. Hebert Roberto Lisboa Costa - CBF/Catu atuou como assistente reserva - 4º árbitro.

Público pagante: 1.737
Renda: R$ 34.900,00