quarta-feira, 29 de julho de 2020

Baianão Série B

Série B do Baiano está prevista para outubro, com indefinições.

Foto: Doce Mel (atual campeão)

O Campeonato Baiano da Série B chegou a ter a sua edição deste ano ameaçada de não ocorrer, porém o mais provável é a competição ter seu início em outubro com o arbitral marcado para agosto, 60 dias antes como regula o Estatuto do Torcedor. Esta é a informação que gira entre dirigentes de alguns clubes e é basicamente a única informação concreta sobre o campeonato. A priori seis clubes haviam se inscrito para disputar: Jequié, UNIRB, Canaã, Galícia, Colo-Colo e Barcelona, entretanto o Galícia desistiu antes mesmo do início da pandemia e o Portela Teixeira de Freitas estava tentando a sua inscrição, mesmo que tardia. Esta edição dará apenas uma vaga na elite e a falta de laudos dos estádios e a provável ausência de público são grandes complicadores. Não se sabe se a FBF reabrirá as inscrições ou se teremos mais desistências.

Fonte: Bahia Esportiva

segunda-feira, 27 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: FBF e clubes definem as datas das semifinais

Em reunião na manhã dessa segunda-feira (27), FBF e clubes decidiram as semifinais do Baianão 2020.

Veja como ficaram as semifinais:
Jogos de ida
Juazeirense x Atlético
Quando: quarta-feira (29)
Horário: 21h30;
Local: Juazeiro
Jacuipense x Bahia
Quando: quinta-feira (30)
Horário: 17h30
Local: Riachão do Jacuípe
Jogos de volta
Bahia x Jacuipense
Quando: domingo (2)
Horário: 16h
Local: Pituaçu
Atlético x Juazeirense
Horário: 16h
Local: Alagoinhas
Fonte: Bahia Esportiva

domingo, 26 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: Semifinais definidas

Na última rodada da 1ª fase, não houve mudança no G-4. Mas, os resultados alteraram a ordem de classificação.



Quatro clubes seguem vivos na luta pelo título do Baianão 2020. Foram definidos neste domingo (26) os semifinalistas da competição.

O Bahia se classificou com a liderança da competição ao vencer o Fluminense de Feira, em Pituaçu, por 2 a 0. O Tricolor chegou aos 18 pontos ganhos.

A vice-liderança ficou com o Atlético de Alagoinhas, que derrotou o Jacuipense por 1 a 0, no Barradão, e foi aos 17 pontos. A terceira vaga foi conquistada pela Juazeirense, que alcançou os 16 pontos com o triunfo por 3 a 1 sobre o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro.

Crédito da foto: Renan Oliveira/E.C. Jacuipense 

Fechou o G-4 o Jacuipense, que havia iniciado a rodada como líder. Mesmo com a derrota para o Carcará, o Leão do Sisal, com 15 pontos, não foi alcançado por nenhum clube fora da zona de classificação.

Deram adeus ao estadual o Vitória - com 13 pontos e segundo ano consecutivo fora das semifinais -, que empatou com o Doce Mel - 08 pontos - por 2 a 2, no Joia da Princesa, o Bahia de Feira - 12 pontos -, Vitória da Conquista - 10 pontos -, cumprindo tabela, venceu o já rebaixado Jacobina - 01 ponto - por 3 a 1 e o Fluminense - 09 pontos.

Semifinal - Os confrontos da semifinal do Baianão foram definidos com Bahia x Jacuipense e Atlético x Juazeirense. As datas, locais e horários das partidas serão divulgados pela Federação Bahiana de Futebol nesta segunda-feira (27).

Fonte: FBF

sábado, 11 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: Clubes já treinam visando o retorno da competição

Jogos do Baianão serão retomados em 22 de julho (CLIQUE AQUI).


Foto: Divulgação / Bahia de Feira
O futebol baiano, aos poucos, vai retomando suas atividades. Na última segunda-feira (6), a FBF - Federação Bahiana de Futebol - reabriu sua sede administrativa.

Por segurança, a entidade adotou protocolo de desinfecção das instalações e horário reduzido para evitar aglomerações. O expediente, por tempo indeterminado, será das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Mas, não foi só a FBF que retomou suas atividades. Metade dos participantes da Série A do Baianão 2020 também já retornaram aos trabalhos.


Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia


Bahia, Vitória, Bahia de Feira, Jacuipense e Atlético de Alagoinhas iniciaram seus treinamentos de olho na volta da competição. 


Foto: Letícia Martins / EC Vitória


Primeiro a voltar aos treinamentos, o Bahia se reapresentou no dia 16 de junho, no Centro de Treinamentos Evaristo de Macêdo. No dia seguinte, 17 de junho, foi a vez do Vitória.


Foto: Divulgação / Bahia de Feira


O Bahia de Feira reiniciou os trabalhos, na Arena Cajueiro, em 25 de junho. Já no Jacuipense e no Atlético de Alagoinhas a reapresentação dos elencos aconteceu na última segunda-feira (6).


Foto: Luis Paulo Leall / Jacuipense


Todos os cinco clubes cumprem protocolos de segurança nos seus CTs. Atletas e demais profissionais também vêm realizando testes de detecção do coronavírus.


Foto: Divulgação / Atlético

Restam seis rodadas a serem realizadas no Baianão. Duas delas ainda pela fase de classificação. Já as demais são válidas pelas rodadas de ida e volta da semifinal e final da competição.

CLASSIFICAÇÃO:





JOGOS:

Domingo, 22 de Julho


Atlético X Bahia - 16 horas - Estádio Antonio Carneiro


Fluminense X Jacuipense - 16 hoas - Estádio Alberto Oliveira


Vitória X Bahia de Feira - 16 horas - Estádio Manoel Barradas


Juazeirense X V. da Conquista - 16 horas - Estádio Adauto Morais


Jacobina X Doce Mel - 16 horas - Estádio José Rocha

  • PRINCIPAIS ARTILHEIROS:


  • FONTE: FBF

quinta-feira, 9 de julho de 2020

BAIANÃO 2020: O Retorno

A espera acabou! Após cerca de quatro meses, a bola vai voltar a rolar no futebol baiano.


Maior campeonato da Bahia e um dos principais estaduais do país, o Baianão retornará e será decidido dentro de campo. A competição foi paralisada em 17 de março, devido à pandemia da Covid-19.
A Federação Bahiana de Futebol e os dez clubes participantes da Série A definiram nesta quarta-feira (8) os últimos detalhes para a volta. Na reunião do Conselho Técnico, realizada por videoconferência, foi decidido que os jogos serão retomados em 22 de julho, conciliados com a Copa do Nordeste.
O retorno foi aprovado por unanimidade entre os dez clubes. Todos concordaram e irão a campo. A tabela com datas, horários e locais das partidas será divulgada em breve.
Quanto às vagas nas competições nacionais e o rebaixamento, foi mantido o regulamento da competição. O último colocado será rebaixado para a Série B do Baianão 2021.




Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.
Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada posteriormente ou ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.
Os clubes poderão inscrever novos atletas até o final da fase de classificação. Aqueles que já defenderam outras equipes na competição não poderão atuar. Encerrada a primeira a fase, a FBF e as quatro equipes classificadas para a semifinal voltarão a se reunir.
O Baianão 2020 tem seis rodadas a serem realizadas, duas delas pela fase de classificação e as demais válidas pelas rodadas de ida e volta da semifinal e final. Será um total de seis datas.

Fonte: FBF